quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Vamos Festejar o dia de São Judas Tadeu o santo das causas impossiveis





Identidade.

Procissão de São Judas Tadeu emLimaPeru

Possível identificação com Judas, irmão de Jesus.

Judas é claramente distinto de Judas Iscariotes, outro discípulo que seria o traidor deJesus. Judas é uma tradução do nome Ιούδας do original grego do Novo Testamento, o que por sua vez é uma variante de Judá, um nome muito comum entre os judeus da época.
"Judas, irmão de Tiago" ou "Judas de Tiago" (na Vulgata"Iudam Iacobi et Iudam Scarioth qui fuit proditor")[1] é mencionado apenas duas vezes no Novo Testamento: nas listas apostólicas de Lucas, no Evangelho e nos Atos dos Apóstolos[2] . O Evangelho de Joãotambém menciona uma vez - em João 14:22 um discípulo chamado "Judas (não o Iscariotes)", o que geralmente é aceito como sendo Judas Tadeu[3] , embora alguns estudiosos vejam esta identificação como sendo incerta[4] . A frase "Judas de Tiago" pode igualmente ser entendida como uma relação entre irmãos ou de pai e filho e, por isso, as opiniões se dividem sobre Judas, o apóstolo, ser a mesma pessoa que Judas, irmão de Jesus, que é mencionado em Marcos 6:3 eMateus 13:55-57 (juntamente com outros irmãos de Jesus, inclusive Tiago, o Justo), considerado pela tradição como sendo o autor daEpístola de Tiago[5] . Alguns católicos acreditam que os dois Judas são a mesma pessoa [6] , enquanto que os protestantes não[b].

Possível identificação com Tadeu.

Nas listas apostólicas de Mateus e Marcos[7] , não se fala em Judas, mas em Tadeu (ou, em alguns manuscritos de Mateus 10:3, "Lebeus, de sobrenome Tadeu"). Isto levou muitos cristãos desde os primeiros anos a harmonizar as listas propondo um "Judas Tadeu", conhecido por ambos os nomes. Esta proposta se torna ainda mais plausível pelo fato de que "Thaddeus" parece ter sido um apelido (veja Tadeu). Uma complicação adicional está no fato de que o nome "Judas" foi manchado por Judas Iscariotes. Já se argumentou que por isso não é surpreendente que Marcos e Mateus se refiram a ele por um outro nome[8] .
Alguns estudiosos bíblicos rejeitam esta teoria, porém, defendendo que Judas e Tadeu não são a mesma pessoa[9] . Outros então propuseram teorias alternativas para explicar a discrepância: uma substituição de um pelo outro ainda durante o ministério de Jesus por conta de uma suposta apostasia ou morte[9] ; a possibilidade que "doze" seria um número simbólico ou uma estimativa[10] ou simplesmente que os nomes não foram preservados de forma exata pela igreja antiga[11] .
Tadeu, o apóstolo, é ainda geralmente entendido como sendo distinto de Tadeu de Edessa, um dos Setenta Discípulos.[carece de fontes]

Tradição e lenda.

Question book.svg

Mosteiro de São Tadeu, no Irã
A tradição conta que São Judas pregou o Evangelho na JudeiaSamariaIdumeiaSíriaMesopotâmia e Líbia antiga. Acredita-se também que ele visitou Beirute e Edessa, embora o emissário desta última missão seja também identificado por outras fontes como sendo Tadeu de Edessa, um dos Setenta. Sua morte teria ocorrido junto com a de Simão, o zelote na Pérsia, onde teriam sido martirizados por um multidão insuflada por sacerdotes de Zoroastro.
A lenda reporta ainda que São Judas teria nascido de uma família judaica em Paneas, uma cidade na Galileia que, quando foi posteriormente reconstruída pelo Império Romano, foi renomeada para Cesareia de Filipe. É quase certo que ele falava tanto o grego quanto o aramaico, assim como os seus contemporâneos naquela região, e que era um fazendeiro de profissão. Ainda de acordo com a lenda, São Judas era filho de Cleofas e sua esposa, Maria, uma irmã da Virgem Maria. Esta mesma tradição afirma que seu pai fora assassinado por sua devoção aberta e irrestrita ao Cristo ressuscitado.
Embora São Gregório, o Iluminador seja creditado como sendo o "Apóstolo dos Armênios", quando ele batizou o rei Tirídates III em 301 d.C., convertendo os armênios, os apóstolos Judas e Bartolomeu são tradicionalmente acreditados como tendo pela primeira vez levado o cristianismo para a Armênia e são, por isso, venerados como santos padroeiros pela Igreja Apostólica Armênia. Ligada à esta tradição estão os mosteiros de São Tadeu (hoje no norte do Irã) e o São Bartolomeu (hoje no sudeste da Turquia), ambos tendo sido construídos no que então era parte da Armênia (província romana).
Suas relíquias se encontram supostamente na Basílica de São Pedro, em Roma, para onde teriam sido trasladadas e são veneradas até hoje.

Notas.

[a] ^ Veja Marcos 6:3 e Mateus 13:55
[b] ^ A situação é muito similar com Tiago: os católicos tendem a identificar Tiago, irmão de Jesus com o apóstolo Tiago, filho de Alfeu, mas os protestantes e os ortodoxos não.

Referências

  1. Ir para cima Lucas 6:16 em latim
  2. Ir para cima Lucas 6:16 e Atos 1:13
  3. Ir para cima Veja Commentary on John 14:22, Expositor's Bible Commentary CDROM, Zondervan, 1978 (em inglês)
  4. Ir para cima Raymond E. BrownThe Gospel According to Saint John (em inglês). [S.l.: s.n.]. 641 p. vol. 2.
  5. Ir para cima Neyrey, Jerome H.. Anchor Bible Reference Library: 2 Peter, Jude (em inglês). [S.l.]: Doubleday, 1993. 44-45 p.
  6. Ir para cima Wikisource-logo.svg "The Brethren of the Lord" na edição de 1913 da Catholic Encyclopedia (em inglês)., uma publicação agora em domínio público.
  7. Ir para cima Mateus 10:3 e Marcos 3:18
  8. Ir para cima Por exemplo em Harpan, Otto. 12apostlesofthecatholicchurch.com The Apostle (em inglês). Sands: [s.n.], 1962. Página visitada em 24/12/2010.
  9. ↑ Ir para:a b Meier, John P.. A Marginal Jew (em inglês). [S.l.: s.n.]. 130-133, 200 p. vol. 3."A imaginação cristã foi rápida em harmonizar e produzir um 'Judas Tadeu', algo que não tem base na realidade". Veja também Pesch, Rudolf. (1980). "Simon-Petrus. Geschichte und geschichtliche Bedeutung der ersten Juengers Jesu Christ" (em alemão)Paepste und Papsttum (15): 36. Hiersmann.
  10. Ir para cima E. P. SandersJesus and Judaism (em inglês). [S.l.]: Fortress Press, 1985. 102 p.ISBN 0-334-02091-3
  11. Ir para cima Joseph FitzmyerThe Anchor Bible: The Gospel according to Luke: Introduction, translation, and notes (em inglês). Garden City, NY: Doubleday, 1981-1985. 619-620 p. vol. 2. ISBN 0385005156





Nenhum comentário:

Postar um comentário