Samael

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegaçãopesquisa
Segundo a etimologia, Samael significa Veneno (Sama) de Deus (El). Também é chamado de acusador, sedutor, deus-cego e destruidor.
"Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos".
Apocalipse 12:7-9


Tradições Judaicas e Cabalah;

Na Cabala era um dos sete Anjos que estavam diante do Trono de Deus (Apocalipse 8:2) e são representações dos Poderes Divinos. Tais poderes cósmicos podem ser polarizados tanto positiva quanto negativamente dentro do ser humano. A Polaridade negativa da energia cósmica de Samael é simbolizada por um anjo caído, cuja consorte é Lilith.
Nas tradições judaicas é identificado como o Anjo da Morte, o ex-chefe do quinto céu e também um dos sete regentes do mundo material servido por milhões de anjos.
Conta-se que Samael tomou Lilith como sua esposa depois que esta repudiou Adão. Segundo o Rabi Eliezer, ele (Samael) foi o encarregado de tentar Eva. Após seduzí-la e copular com ela, engendrou Caim.
Também é considerado o anjo que lutou com Jacó (Genesis 32:24-31) e o anjo que sustentou o braço de Abraão no momento do sacrifício de Isaque (Gênesis 22:1-13). Segundo a cabala é descrito como a "ira de Deus" e é considerado o quinto arcanjo do mundo de Briah. Foi o anjo guardião de Esaú e patrono do Império Romano.
Samael corresponde a Sefirot Geburah, significando "a força". Os demônios associados a ele são descritos como monstros amarelos com corpo de cachorro e cabeças de demônio. Geburah também está associado a vontade, a vingança e ao fanatismo. Assim sendo, Samael se converte na força, aquele que se utilizando das armas de marte contra aqueles que negam a existencia de Deus e de qualquer ser acima do EU.

Tradições Cristãs Gnósticas;

Nas tradições cristãs de origem gnóstica (veja Apócrifo de João) encontrado na Biblioteca de Nag Hammadi, Samael é o terceiro nome do demônio Demiurgo cujos outros nomes são: Yaldabaoth e Saclas[1] . É neste contexto que o seu nome significa "deus-cego". É retratado por uma serpente com rosto de leão e é filho do Aeon Sophia contra a qual se rebela.
No livro intitulado Sobre a origem do mundo, que faz parte da mesma biblioteca, Samael também é chamado de Ariael ("como um leão")[2] .

Tradições Cristãs Canônicas;

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo."
Isaías 14:12-14
Segundo as tradições cristãs canonicas, Samael era Lúcifer (Portador de Luz), o anjo que estava mais próximo de Deus. Ao querer usurpar o trono de Deus fazendo-se igual a Ele, reuniu um terço das milícias celestes e travou uma batalha com as hostes angélicas fiéis, sendo derrotado depois de uma dura batalha contra o arcanjo Miguel (cujo nome no original é Mikha'El e significa "Quem é como Deus?") sendo precipitado no Hades (Inferno).
Enquanto caía no Tártaro, Miguel e os anjos fiéis bradaram: Samael! Samael! Samael! Aludindo à queda daquele que desejava ser como Deus, mas havia se transformado em Satanás.
A passagem bíblica Isaías 14:12-14 se refere ao rei da Babilônia e não a um anjo, tanto que o título do referido capítulo 14 é "O rei da Babilônia no mundo dos mortos.
No Livro de Jó encontra-se a afirmativa de que Satanás estava a rodear a Terra (Jó 2:2).



Referências

  1. Ir para cima  Robinson, ed., James M.. The Nag Hammadi Library, revised edition: The Apocryphon of John (Trad. de Frederik Wisse) (em inglês). San Francisco: Harper Collins, 1990. ISBN 0-06-066929-2
  2. Ir para cima  Robinson, ed., James M.. The Nag Hammadi Library, revised edition: On the Origin of the World (Trad. de Hans-Gebhard Bethge e Bentley Layton) (em inglês). San Francisco: Harper Collins, 1990. ISBN 0-06-066929-2
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Samael&oldid=35358024"




" - Rogerio espero que você tenha gostado do que publiquei, ou melhor satisfeito a sua curiosidade. Volte quando quiser.





                                     Vamos respeitar os animais as crianças e a natureza.















Fonte; Conheça seu Anjo. EDT. Nova cultural
Fonte; Anjos Cabásticos;  EDT. Companhia dos Anjos.

Fonte; Salmos e Anjos;  EDT. Alto Astral.
Fonte; Wikipédia livre.
Fale comigo; jacintavs1@gmail .com