segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Deus - Anubis- Protetor dos nascidos no dia 05/01-

Missão é aquilo que você traz de outras vidas. Quem nasce nesse dia é regido, por  Anúbis. Elemento terra - signo de Capricórnio. Anúbis é o guardião dos mortos, responsável em pesar a alma na balança da verdade e encaminha-la para a salvação ou castigo. Guardião de todos os segredos do mundo. Representado por um homem com cabeça de chacal. Domina a força dos gnomos. Personalidade; paciente, com inteligência aguda, tem facilidade em expor suas ideias, tornando-se assim uma pessoa de sucesso, fiel, amigo e protegido dos deuses, é perseverante e exerce o poder com exato senso de justiça. É um excelente conselheiro. Os nascidos nesse dia não desenvolvendo á Espiritualidade, terá como negatividade de seu dia-a- dia impaciência, orgulho exagerado  egocentrismo e a falta de modéstia.
Anúbis (em grego antigo: Ἄνουβις) é o nome dado pelos antigos gregos[1] ao deus com cabeça de chacal associado com a mumificação e a vida após a morte na mitologia egípcia. Na língua egípcia, Anúbis era conhecido como Inpu (também grafado Anup, Anpu e Ienpw).[2] A menção mais antiga a Anúbis está nos Textos das Pirâmides do Império Antigo, onde frequentemente é associado com o enterro do Faraó.[3] Na época, Anúbis era o deus dos mortos mais importante, porém foi substituído durante o Império Médio por Osíris.[4]
Assume nomes ligados ao seu papel fúnebre, como Aquele que está sobre a sua montanha, que ressalta sua importância como protetor dos mortos e de suas tumbas, e o título Aquele que está no local do embalsamamento, associando-o com o processo de mumificação.[3] Como muitas divindades egípcios, Anúbis assumiu diversos papeis em vários contextos, e nenhuma procissão pública no Egito era realizada sem uma representação de Anúbis marchando em seu início.
A esposa de Anúbis é a deusa Anput, seu aspecto feminino, e a sua filha é a deusa Kebechet.
Os egípcios acreditavam que no julgamento de um morto era pesado seu coração e a pena da verdade (tal pena pertencia à consorte de Anúbis, a deusa da verdade Maat). Caso o coração fosse mais pesado que a pena o defunto era comido por Ammit (um demônio cujo corpo seria composto por partes de um leão, hipopótamo e crocodilo) mas caso fosse mais leve a pessoa em questão poderia ter acesso ao paraíso ou a alma voltar ao corpo. Anubis era quem guiava a alma dos mortos.

Mumificação;

Osíris, após ser despedaçado pelo irmão, Seth, tem seu corpo embalsamado por Anúbis, tornando-o a primeira múmia, e fazendo com que se torne o deus do embalsamento. Os sacerdotes de Anúbis, chamados "stm", usavam máscaras de chacais durante os rituais de mumificação. Anúbis é uma das mais antigas divindades da mitologia egípcia e seu papel mudou à medida que os mitos amadureciam, passando de principal deus do mundo inferior a juiz dos mortos, depois que Osíris assumiu aquele papel. O papel funerário de Anúbis, é muito importante, pois depois da mumificação os egípcios acreditavam, que o coração era entregue ao Deus Anúbis, ele pesava-o em conjunto com a Pena da Verdade, se o coração fosse mais pesado que a pena, era pesado de maldade e Ammit, o Deus Leão, comia-o, mas se fosse leve de bondade, Anúbis levava-o num barco a atravessar o Rio Nilo para ir ter com o Deus Osiris, Deus da Morte e do Submundo, ao mundo dos mortos, para viver a "Vida depois da Morte"

Chacal;

A associação de Anúbis com chacais provavelmente se deve ao fato de estes perambularem pelos cemitérios. O Anúbis era pintado de preto, por ser escura a tonalidade dos corpos embalsamados. Apesar de muitas vezes identificado como "sab", o chacal, e não como "iwiw", o cachorro, ainda existe muita confusão sobre qual animal Anúbis era realmente. Alguns egiptólogos se referem ao "animal de Anúbis" para indicar a espécie desconhecida que ele representava. As cidades dedicadas a Anúbis eram conhecidas pelo grande número de múmias e até por cemitérios inteiros de cães.

Família;

A sua mãe é Néftis, que durante uma briga com o marido Seth passou-se por Isis e teve relações com Osíris.
Anúbis é pai de Qeb-hwt, também conhecido como Kebechet. Em épocas mais tardias, Anúbis foi combinado com o deus grego Hermes,surgindo assim Hermanúbis.
- Capítulo dos Mortos, Livro de Maat

Referências

  1. Ir para cima Charles Russell Coulter, Patricia Turner, Encyclopedia of ancient deities, Sammy Northam Rocks 2000, ISBN 0786403179, p.58
  2. Ir para cima The Gods of Ancient Egypt - Anubis
  3. Ir para: a b Wilkinson, Richard H.. The complete gods and goddesses of ancient Egypt. Londres: [s.n.], 2003. 188–190 pp. ISBN 0-500-05120-8.
  4. Ir para cima Charles Freeman, The Legacy of Ancient Egypt, Facts on File, Inc. 1997. p.91

       Maltratar os animais hoje é considerado crime, denuncie você terá sua identidade preservada.
Fonte; Conheça seu anjo. EDT. Nova cultural.
Fonte; Wikipédia enciclopédia livre.
Fale comigo; jacintavs1@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário