quinta-feira, 19 de março de 2020

Dia 19/03- dedicado a Deusa Sekhmet. A Deusa Egípcia da guerra e das doenças








Sekhmet, a Deusa Egípcia da guerra e das doenças

Sekhmet, deusa mulher-leoa
Sekhmet, A Deusa com cabeça de leão
Na mitologia egípcia Sekhmet (também escrita como Sachmet, Sakhet, Sekmet ou Sakhmet, que significa “a poderosa”) é a Deusa da guerra, do sol, das doenças e da cura. Muitas vezes é confundida com Bast, embora tenha outra conotação neste caso.
Sua imagem é uma mulher coberta por um véu e cabeça de leão. Muito temida no antigo Egito, sendo ela o símbolo da punição de , o Deus-Sol que enviou a Deusa para destruir os humanos que conspiravam contra ele.
É uma Deusa que possui força, coragem, além de conferir proteção contra inimigos por sua missão de proteger o Deus  e o faraó.
Por ela ter surgido de Hathor, há alguns que vêem Sekhmet como um possível aspecto destrutivo e mau de Hathor, a Deusa do amor, beleza, música, maternidade e alegria.
Desenho da deusa Sekhmet
Deusa leoa Sekhmet
.

Conexões

Ela forma uma tríade juntamente com seu consorte Ptah, o Deus da criação e sabedoria,  e com seu filho Nefertum, o Deus do sol nascente.
Como uma Deusa do sol, ela está conectada com o calor ardente, abrasador e ardente do sol. Nesse aspecto, ela era conhecida por outro nome, Nesert que literalmente significa chama. Isso selou seu destino como uma Deusa terrível. Seu título como a “Senhora Vermelha” associou-a com o deserto onde o calor do sol reina.
Ela também está associada a outra Deusa felina e leonina, BastSekhmet é conhecida como Deusa do Ocidente vestindo vermelho e Bast é nomeada a Deusa do Oriente vestida de verde.
Sekhmet em frente ao sol
Deusa solar, que rege a cura e a doença

Mitologia

Há muitas versões que falam do seu nascimento. Em uma, ela surgiu do Olho de Rá, quando ele olhou para a humanidade e, em fúria com os erros dos homens, criou Sekhmet.
Sua fúria veio pois Rá cansou-se dos pecados dos homens então criou a Deusa para punir aqueles que deviam ser punidos. No entanto Sekhmet não teve controle, portanto matou a sangue frio homens de bem e suas famílias. Desesperados, os seguidores de Rá pediram ajuda ao Deus, mas esse não pode ajudar.
Então, os egípcios tiveram a idéia de fazer uma bebida da cor do sangue e embebedaram a Deusa. Sendo assim ela adormeceu e pode ser recolhida por Rá.
Porém há outras versões que contam que foi Rá e não seu seguidores que embebedou a Deusa.
Assim como há versões que contam que Sekhmet foi criada quando a Deusa Hathor abraçou o deus Rá, absorvendo sua força e ira, e sob a aparência de uma leoa, desceu à terra para destruir a humanidade.
Há ainda versões que contam que ela é filha de Nut, a Deusa do céu, e Geb, o Deus da solo e da Terra.
Ilustração de um rosto metade mulher metade leoa
Sekhmet, a Deusa Leoa

Poderes de Sekhmet

Ela é a patrona dos curandeiros e médicos e traz a cura para os males que ela própria disseminou pelo mundo. Na verdade, seus sacerdotes eram conhecidos por serem médicos muito qualificados. Como resultado, a horrível “Senhora do Terror” se torna a benevolente “Senhora da Vida”. Ela foi mencionada inúmeras vezes nos vários feitiços do Livro dos Mortos como uma força criativa e viciosa. No entanto, ela é mais conhecida como a protetora de Ma’at (a justiça) com o epíteto: “Aquela que ama Ma’at e que detesta o mal”.
Sekhmet enfurecida

Culto

Venerada nos santuários de Mênfis como esposa de Ptah.
Sekhmet está intimamente associado com o faraó e sua realeza. Acredita-se que ela proteja o faraó durante a guerra como a deusa guerreira do Alto Egito. Ela adquiriu o título de “A Senhora Escarlate” por causa de sua luxúria de sangue. Na verdade, celebrações e sacrifícios são muitas vezes oferecidos à deusa para apaziguá-la após a guerra e acabar com a destruição.

Estátua egipcia de Sekhmet
Estátua egipcia de Sekhmet

Iconografia

Representada por uma mulher com cabeça de leoa usando um vestido vermelho e um círculo solar em sua cabeça. Geralmente ela segura um ankh – o símbolo da vida –, outras vezes ela possui uma serpente em suas mãos ou um papiro.

Signo no horóscopo egípcio

As pessoas nascidas sob o signo de Sekhmet são ousadas e corajosas. Adoram enfrentar novos desafios, mas pecam pela falta de obstinação. Aliás, é comum iniciarem algum projeto animadamente e o abandonarem justamente quando ele começa a dar frutos, ou seja, quando deixa de representar um risco e se torna previsível. Isso também se aplica aos relacionamentos: a paixão é sua grande busca. Exuberantes, enérgicas, um tanto autoritárias, as pessoas de Sekhmet precisam aprender a arte da diplomacia e da tolerância. Também é importante que controlem a agressividade, pois essa característica pode assumir proporções extremas.
Parede egípcia com Sekhmet
Parede egípcia com imagem da Deusa Sekhmet

,

Epítetos:

  • Olho de Rá
  • A Senhora Vermelha
  • Aquela que ama Ma’at
  • Em de quem desejo as artes eram nascidas
  • Senhora dos encantamentos
  • Ela que destrói por pragas
  • (Uma que é) poderosa
  • Senhora do temor
  • Senhora da chacina
.

Parentesco

  • Nascida do Olho de Rá, mas há mitos que falam que ela surgiu de Hator enquanto outros contam que ela é filha de Nut e Geb
  • Esposa de Ptah (posteriormente Ptah-Seker)
  • Mãe de Nefertum
.

Deusas com atributos semelhantes:

.

Guia rápido de Correspondências:

  • Invoque Sekhmet para: justiça, proteção contra inimigos, saúde, contra doença, médicos, coragem, vingança, gravidez
  • Animais: Leões, cobras
  • Aromas e ervas: Âmbar, Cardamomo, Olíbano, Lótus, Mirra, Patchouli, Sândalo e qualquer flores e planta com propriedades curadoras. Tende não apreciar cheiros cítricos, nem doces floridos. E tem uma preferência para cheiros mais “Orientais” ou “Exóticos”.
  • Alimentos e Bebida: Cerveja vermelha, carne vermelha, romãs, suco de romãs, pão de naan
  • Cores: Dourado e vermelho
  • Elemento: Fogo
  • Estação do ano: Verão
  • Face da Deusa: Mãe
  • Planeta: Marte
  • Pedras: Ágata do Fogo, Heliotropo, Cornalina, Fluorita, Granada, Hematita, Jaspe, Vermelho, Rubi e Olho de Tigre
  • Signo: Áries e Leão
  • Símbolos: lâminas, leões, Olho de Hórus

Nenhum comentário:

Postar um comentário